0

Mostratec uma vitrine para projeto de jovens cientistas


Para quem não conhece a Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.
A Mostratec conta com a participação de 376 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental),  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.
A Mostratec tem como objetivo:

a) estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores;
b) conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico;
c) estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica;
d) promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias;
e) possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras instituições de ensino de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas;
f) proporcionar o intercâmbio e a participação de alunos e professores em feiras afiliadas (nacionais e internacionais).
A Mostratec este ano tem representantes de 19 países e de todos os estados brasileiros, o evento acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Centro de Eventos Fenac. Entre os países inscritos na Mostratec 2015, estão Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.
A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca. Conheça mais em http://www.mostratec.com.br/pt-br


Agora que vocês já conhecem um pouquinho do evento vou mostrar um pouquinho do que tem por lá, ontem eu e a Júlia fomos prestigiar algumas colegas que estão participando, ela participou da edição de 2013 com um projeto sobre a água gosto muito deste projeto que é um incentivo para os jovens para os jovens cientistas.
Esses é o trabalho das meninas:


Essa máquina super legal:

Cria esses blocos pedagógicos:

Robôs:

Essa mão robótica super legal é controlada por uma luva:

Uma harpa sem corda, tocada com sensores, a Júlia se divertiu tocando a harpa:


Tinha até um pequeno planetário:

Pudemos enfim ver um pouquinho das estrelas já que as noites nubladas não tem nos permitido ver as estrelas ultimamente.
Mas o mais esperado pela Júlia é conhecer os trabalhos das pessoas de outros países, poder interagir com pessoas de outros lugares, com outra cultura.


A Júlia e a amiga Morgana com estudantes da Indonésia.
É muita coisa pra ver, pena que não tem como mostrar tudo para vocês mas vale muito a pena conhecer...


Não resisti... olha a Júlia e a Morgana a 2 anos atrás, elas cresceram né... 



Tinha uma estande da Credeal bem legal lá, é só se inscrever para ganhar um caderno bem legal da coleção ENEM.


Vocês conhecem alguém ai no seu estado que veio participar da Mostratec? Conta pra gente!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker