0

Os Benefícios do Brincar para Pais e Filhos

Oi, recebemos da  Liri Bauer do blog Estação Materna este artigo que fala de um assunto muito gostoso, BRINCAR por isso vim compartilhar com vocês.
O universo das crianças é recheado de vários questionamentos e descobertas. O jogar, possibilita na vida infantil, que os pequenos possam aprender e descobrir desta forma. O ato de dedicar um tempo para brincar em família, reforça a união e conexão de todos, estimulando a ludicidade, imaginação e criatividade dos adultos e das crianças. Fornece um mundo de novas descobertas, aprendizagens saudáveis e indispensáveis para o desenvolvimento de pais e filhos.
Quando os pais oferecem as crianças e a si mesmos a oportunidade de explorar seus sentidos através de brincadeiras dentro de suas próprias casas; é possível entender suas emoções e desenvolver uma nova comunicação com o lar e seus familiares. Através do ato de se brincar em família, de tornar essa prática comum em casa, da participação de todos nas atividades desenvolvidas e a segurança proporcionada pelos pais; estimula-se as crianças a se integrar (principalmente quando se tem mais de um filho), se descobrir como elemento criativo e aceitar as similaridades e as diferenças.
Os nossos pequenos ao experimentar seus sentidos e estabelecer contato direto com o ambiente do lar, terminam por aprender não apenas o mundo do faz de conta, mas o reconhecimento do próprio mundo em que vivem. Por meio de jogos, as crianças são capazes de demonstrar e expressar suas aspirações, emoções, brincando e jogando. Os pais atuam e participam das atividades junto com seus filhos, propiciando um momento de descontração, liberdade e união para toda a família.
Através da brincadeiras, o lúdico é ativado.  Por meio de alguns  jogos , os pais percebem e reconhecem a importância da ludicidade e descobrem que não é necessário deixar o lúdico de lado, mesmo sendo adultos. Conseguem se permitir entregar, reviver a infância, voltar a ser espontâneos e criativos. Além do mais, incentivam e estimulam essas qualidades nos seus filhos, visto que hoje em dia em um mundo tecnológico, o brincar espontâneo e imaginativo, vem se perdendo e tornando-se esquecido.

Os jogos, estimulam a socialização das crianças, que jogando desenvolvem o aprendizado do trabalho em grupo, o espírito da colaboração e também os tornam mais sensíveis aos estímulos sensoriais, auxiliando na aprendizagem cognitiva e psicomotora.
Quando os pais brincam com seus filhos, incentiva-se o espírito colaborativo familiar, fortalecendo o vínculo da família. Cria-se um ambiente novo no lar, que agora é aberto para a criatividade, alegria, espontaneidade e imaginação. O ambiente torna-se um novo local de experiências da família e de formas de expressão. O espaço da casa, é transformado num lugar mais acolhedor, leve e criativo para todos.
A ideia é proporcionar também aos pais/adultos uma experiência para que possam se olhar e perceber que ainda se é capaz de atuar na sociedade com autonomia, exercendo sua cidadania e mostrando que não importa o momento da história pessoal que estão vivendo, mas sim a experiência que ainda têm para oferecer.
Através do brincar, é possível ver o ser humano como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que lhes sejam permitido desenvolver-se em um ambiente aberto a experiências. As práticas do brincar, preocupam-se em aflorar as atividades espontâneas, as atitudes instintivas e impulsivas do ser humano, e tem como objetivo libertar a criatividade, fornecendo um ambiente propiciador à iniciativa.
O brincar é a expressão primeira da educação. A criança brinca para se preparar para a idade adulta, desenvolver potencialidades, aprender papeis e socializar-se, entre outras coisas. Na idade adulta, os jogos se prestam tão bem a esse papel quanto o fizeram na infância.  Portanto brincar faz bem tanto para as crianças, quanto para seus pais!!! Vamos empurrar o sofá da casa e brincar todos juntos, ao menos durante alguns minutos por dia????
Este texto é um fragmento do e-book do qual desenvolvi que se chama: Educação Criativa É Brincando que Se Ensina. Este, foi feito com todo amor e carinho, baseado em anos de reflexão, estudos e experiências com o assunto; afim de proporcionar mais qualidade de vida para pais e filhos. Adquira já o seu e-book clicando AQUI e comece já uma grande mudança na forma de se relacionar em família, que agora com certeza vai ser muito mais divertida! Você tem o hábito de brincar com os filhos? O que pensa a respeito do assunto?

Beijos maternos, Liri Bauer/ Blog Estação Materna
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!!!
Não deixe de comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker